Dicas

Como chegar nos Lençóis Maranhenses?

lencois maranhenses

Possui uma área 155.000 ha e 70 Km de praia.

Está localizado no estado do Maranhão, abrangendo os municípios de Barreirinhas, Humberto de Campos e Primeira Cruz.

O acesso é realizado por via terrestre pela BR 135, por via Marítima, entrando no canal do Rio Preguiças em Atins e por via Fluvial, a partir de Barreirinhas, através do Rio Preguiças.

Por via terrestre, saindo de São Luis, a capital do estado, percorre-se 58 Km até Rosário, e a partir daí mais 22 Km até Morros e 162 Km até Barreirinhas, cruzando-se o trevo para Humberto de Campos.

Por via fluvial, adentra-se através do mesmo Rio Preguiças, a partir de Barreirinhas, onde se pode chegar até Atins, no qual existe uma sede administrativa.

A sede do Parque fica a 2 Km de Barreirinhas, do outro lado do Rio Preguiças, onde se atravessa de balsa. Existem passeios a partir de Barreirinhas, utilizando veículos apropriados, por meio do qual se chega até as Dunas e Lagoas de água doce.

Há três alternativas para se chegar, partindo de S. Luís – MA:

Carro ou van fretada: Saindo de São Luís, capital do Maranhão, percorre-se durante 3 horas em uma estrada nova, a Translitorânea – MA402, até uma cidade do interior do Maranhão, chamada Barreirinhas (principal portão de entrada do parque).

Ônibus: Ônibus partem diariamente do Terminal Rodoviário de São Luís. A duração do percurso é, em média, 4 horas.

Avião bi ou monomotor: Há também a opção de táxi aéreo a partir de São Luís. A duração do percurso é, em média, 50 minutos. A vantagem desse meio de transporte é poder apreciar as belíssimas paisagens aéreas dos Lençóis.

O que levar?

O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses é um lugar onde você terá contato direto com uma natureza original e quente. Portanto, nem pense em trazer roupas pesadas.

– Somente shorts, camisetas, sandálias, chapéu/boné e roupa de banho.

– Repelente, óculos escuros e protetor solar não podem ser esquecidos de colocar na bagagem.

Para quem tem peles sensíveis ou muito claras, é necessário um cuidado redobrado, afinal, nas dunas, não há sombras e não tem como você se esconder no sol. É recomendável que você recoloque o protetor solar com frequência, seguindo a recomendação dos fabricantes do produto.

Quanto tempo ficar nos Lençóis Maranhenses?

Lençóis Maranhenses

Existem dezenas de atrações no Parque dos Lençóis, para conhecer todas podem ser precisos até 7 dias de estadia, não se limite às principais lagoas, se quer mesmo aproveitar a viagem, faça todos os passeios, procure uma agência de passeios e aproveite!

Mas se você tem pouco tempo, 2 dias são suficientes para conhecer o básico, como as duas lagoas Azul e Bonita.



São Luis

Aproveite para conhecer melhor a cidade de São Luis, capital do Maranhão, entre seus atrativos principais está o centro histórico, com suas construções e arquiteturas coloniais.

Vale a pena fazer um turismo gastronômico, pois, em São Luís, você encontra ótimos restaurantes com comidas regionais simplesmente maravilhosas! A exemplo disso, é a Cabana do Sol.

Aproveite!

Qual é a melhor época para visitar os Lençóis Maranhenses?

Qual é a melhor época para visitar os lençóis maranhenses? Existe mesmo uma época correta para se visitar os Lençóis Maranhenses?

Existe sim um período mais favorável!

Durante todo o ano é possível visitar os lençóis maranhenses e encontrar lagoas para se banhar mas, como as lagoas se formam com o acúmulo da água da chuva, a falta de chuvas pode esvaziar algumas das lagoas dependendo do período do ano.

Chove durante todo o primeiro semestre, de dezembro a junho, e as chuvas costumam terminar pouco antes do início das festas juninas, que inauguram o início da alta temporada no Maranhão.

Chuva nos Lençóis Maranhenses(em milímetros)

Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez
244,2 373 428 475,9 316,5 173,3 131,1 29,4 23,3 7,6 10,5 77,4

Portanto, para visitar os Lençóis Maranhenses especificamente o ideal é ir logo após o período de chuvas, pois costumeiramente as lagoas estão bastante cheias. Mas, como dito, durante todo o ano é possível aproveitar as belezas da região, que não se limitam ao Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses.

35 ideias sobre “Dicas

  1. Christian Lazar

    vale a pena ir aos lençóis no fim do outubro ou recomendariam? e além disso queria perguntar se só tem ônibus que vem de São Luís ou se também seria possível chegar de outra direção, tipo vindo de Jeri?

    Responder
  2. HELOIZA NICHOLS

    Estamos indo em Setembro, 8, para 4 noites em Barreirinha e 4 noites em Santo Amaro. Em media, qual é o nível de agua nesta época?

    Responder
  3. Leticia

    Ola, gostaria de saber se e possível para pessoas mais idosas visitar os lençóis maranhenses? Gostaria de levar meus pais, mas não sei se ele conseguiriam caminhar muito tempo nas dunas. Obrigada.

    Responder
  4. sergio

    Poderias informar uma agencia de tour, que tenha boa recomendacao?
    Gostaria de um periodo curto, chego sabado pela manha em Sao Luiz e retorno na Segunda.
    Agencia que fizesse pick do aeroporto, pousada em Barreirinhas, e retorno a SL no doming, ou segunda de manha.
    Obrigado

    Responder
  5. Taynah

    – Eu tô muito ansiosa, pois sexta-feira, dia 13/04/17, estarei chegando por lá! É muita emoção *-* já estou chorando só de ver as fotos, imagina pessoalmente!!!

    Responder
  6. Sandra Ramalhete

    Então…. vou de avião até São Luiz, e alugarei um carro…. onde é melhor se hospedar? São Luiz ou Barreirinhas? Dá pra fazer passeios de carro?

    Responder
  7. ana

    queria ir para o parque, mas só tenho férias de 17 a 22 de abril 2017, e pelo que ví é época de maior chuva. Nesta época, com chuva, dá pra visitar ou muda totalmente o cenário e não compensa?

    Responder
  8. Roberto Ricardo Cordeiro Esteves

    Gostaria de saber se o parque dos Lençóis Maranhenses tem estrutura para atender as necessidades dos turistas (banheiros, etc).

    Responder
    1. Parque Lençóis Maranhenses Autor do post

      Roberto, o parque nacional dos lençóis maranhenses é uma reserva ambiental, não tem estrutura nenhuma. Quem oferece as comodidades são os estabelecimentos comerciais e prestadores de serviço, como agências, guias, restaurantes, hoteis e etc. Ou seja, pessoas e estabelecimentos locais próximos. A cidade que concentra a maior estrutura é Barreirinhas, que é o principal ponto de acesso ao Parque(reserva ambiental). Os passeios pelo parque são feitos por jipes ou barcos. Não é como um parque temático, é uma gigantesca área de natureza pura.

      Responder

Comentários sobre os Lençóis Maranhenses